Planeta Terra vive situação de emergência

Cientistas afirmam que a Terra vive situação de emergência
Novo estudo identificou seis áreas para mudanças críticas

Teste internet ilimitada Android ou iPhone


Em artigo publicado na revista Bioscience, mais de 11 mil cientistas de 153 países declararam que o planeta Terra está em situação de emergência climática. Eles assinaram juntos um artigo no qual aprensentam evidências de que o planeta está em crise.

O documento cita que desde a Primeira Conferência Mundial do Clima, sediada em Genebra em 1979, já se alertava sobre tendências de mudança no clima. Os mesmos alertas foram dados na Eco 92, no Rio de Janeiro, durante a elaboração do Protocolo de Kyoto, em 1997, e no Acordo de Paris, em 2015.


"Os cientistas têm a obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica e de 'dizer como é'. Com base nessa obrigação e nos indicadores gráficos apresentados, declaramos, com mais de 11 mil signatários cientistas de todo o mundo, clara e inequivocadamente que o planeta Terra está enfrentando uma emergência climática", diz o artigo.

A divulgação do documento acontece apenas um dia depois de os Estados Unidos notificarem a ONU e confirmarem a saída do Acordo de Paris, que criou metas para que os países consigam manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, na tentativa de limitá-lo a 1,5ºC. O processo de saída ainda deve durar um ano.

"As emissões de gases de efeito estufa ainda estão aumentando rapidamente, com efeitos cada vez mais prejudiciais ao clima da Terra. É necessário um imenso aumento de escala nos esforços para conservar nossa biosfera, a fim de evitar sofrimentos incalculáveis devido à crise climática", afirmaram os cientistas.

Além do aumento da temperatura na Terra, os cientistas afirmaram que é preciso levar em consideração outros parâmetros, como o aumento da população mundial e de gado, consumo de combustíveis fósseis, emissões de CO2 per capita, produto interno bruto mundial e a perda de cobertura florestal da Amazônia.


"Para garantir um futuro sustentável, devemos mudar nossos modos de vida", afirmaram os cientistas que assinaram o artigo.

Comentários

Anônimo disse…
A vida é movimento, se adaptando sempre.

Pode se interessar também por...

Teste Grátis a internet ilimitada Chip Pré Pago Até 7 Dias

Novo 2021 Dados Patrocinados vivo chip pré pago use sem crédito internet ilimitada!

Fofuras sem fim

Limpar histórico Navegador

Limpe a memória RAM

Agradecimento de coração

Teste grátis Internet ilimitada

Como funciona internet 🇧🇷 ilimitada