Bateria terror dos Motoristas

Hoje vamos falar do terror dos Motoristas, a Bateria arriada!


Se vc como eu já teve esse desprazer de deixar o veículo parado por mais de 7 dias e ao tentar dar partida, nada ascendeu no painel ou, ao girar a chave não teve força para ligar motor, ou as luzes apenas diminuíram, e não teve outro jeito, ou dar carga na bateria ou acionar seguro, ou amargar a compra de uma bateria nova. 


Após alguns dias ou mês problema volta.
Sim vc leva a um auto elétrico, e após testes informam estar normal, mas a realidade...a bateria sempre Arreia....

Tudo poderia ser evitado se houvesse indicador carga, ou alguns veículos se não usar diariamente desligar polo negativo da bateria....(só funciona em veículos antigos) alguns veículos não pode fazer isso!
tão logo ficasse abaixo do ideal, uma carga rápida na garagem mesmo, e aí sim uma visita a um auto elétrico para remediar... Mas a realidade e bem outra...

Após a carga na bateria 
Verificam aterramento, carga na alta, se segura, mantém carga, teste com tudo ligado e a carga se mantém ou cai a tensão, bom mesmo assim caso esteja tudo ok
Um belo dia não liga...a bateria zera.

O que pode ser?


Início das coisas


Pode acontecer:
1- Fuga de energia, drenando a bateria o tempo todo.(após 7 dias sem ligar veículo zera bateria).
2- Alarme dando alto consumo
Neste caso pode ser pane na placa
Ou travas que devido mal contato vão lentamente drenando a bateria.
3- equipamentos ligados de forma incorreta, rádio etc consomem em stand-by, drenando a bateria lentamente.

Para nós do Grupo Net Ilimitada Descobrir o defeito foi a parte mais difícil, antes de sair trocando bateria e peças, consulte um profissional, em Elétrica automotiva.

A bateria é sem dúvida um item que ainda não foi inventado corretamente.

Caso tenha que comprar uma nova, opte por uma revenda próxima onde o veículo fica a maior parte do tempo...para ajudar no caso da garantia...evite aborrecimentos.

O QUE A GARANTIA NÃO COBRE?

Muitas coisas. Bateria com sinais de queda, polos (os redondos) derretidos ou faltando pedaço, vazamento de solução; aplicação errada da bateria (nesse caso vale o que a fábrica de bateria diz em seus catálogos de aplicação), 

bateria simplesmente descarregada por carro parado ou algum acessório ligado e esquecido (nesse caso não há defeito e basta uma carga lenta que, evidentemente, será cobrada).

Ficou claro que vale pena dar uma inspecionada na bateria que vai ser instalada. Aliás, é um direito seu. E por último: sobrecarga. Este item é o que mais estraga baterias de maneira silenciosa. Algumas vezes são percebida a tempo quando o motorista resolve fazer um teste, uma revisão elétrica que deveria ser rotina.


Existem vários sintomas no comportamento do carro que sinalizam se o problema é mesmo do componente. Vamos aos sete principais:


Bateria descarregando: 


1. Alérgica ao frio
Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.

Além disso, o próprio motor exige mais, pois o combustível se vaporiza com maior dificuldade e o óleo, mais viscoso, aumenta o atrito a ser vencido pelas partes móveis.

2. Motor vira devagar
Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.

3. Arranque não vira
O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.

4. Luz de alerta engana
A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.


5. Azinhavre (Zinabre) nos polos
Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.

6. Data de fabricação da bateria
Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso. Se estiver muito acima, é porque já deu seu suspiro final…

7. Tente a chupeta…
Se a bateria estiver mesmo “arriada”, uma boa receita para verificar é tentando uma “chupeta”, ou seja, ligando em seus terminais os cabos vindos de outra bateria. Se o arranque funcionar, fica comprovado que o problema era da bateria. Mas que poderia estar momentaneamente descarregada pelo esquecimento de faróis ligados, por exemplo. Assim que a chupeta for desligada e o carro funcionar por alguns minutos, ela volta a funcionar.

Aqui no Brasil um carro parado por 15 dias, praticamente terá a bateria descarregada e necessitará de um chupeta para partida.
Se previna tenha um carregador portátil na garagem um simples já ajuda.
Prevenido vale por 2.
Tem mais caros e mais simples só pesquisar.

Comentários

Anônimo disse…
A gente só lembra das bateria quando elas arreia de vez😅

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