Frutas qual vc conhece? qual a sua preferida?

Confira abaixo uma lista de 50 frutas e suas características e benefícios para a saúde.

Teste internet ilimitada Android ou iPhone


1. Abacate (Persea americana)


Abacate
Originário da América Central, o abacate possui vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio. O Brasil é, provavelmente, o único lugar do mundo que o consome como sobremesa, utilizando açúcar e leite. Em outros países, é usado como um alimento temperado com sal e azeite.


2. Abacaxi (Ananas comosus)


Abacaxi
Encontrado originalmente em toda a América do Sul tropical, o abacaxi é rico em vitamina C e contribui para o funcionamento do sistema imunológico. Também auxilia na perda de peso e alívio das dores musculares.


3. Açaí (Euterpe oleracea)


Açaí
Uma das frutas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo e típica da Amazônia. O açaí é um alimento altamente energético, rico em cálcio, sais minerais, fósforo e ferro. Pode ser consumido a partir da preparação do seu vinho ou suco e também associado com granola, mel e outras frutas, ou ainda em pratos salgados.


4. Acerola (Malpighia emarginata)


Acerola
Originária da América Central, a acerola é fonte de vitamina C e auxilia no combate a doenças respiratórias. É consumida natural ou ainda como suco, doces, geleias e sorvetes.


Início das coisas


5. Amora (Morus alba)


Amora
A amora é uma fruta rica em vitaminas A, C e K e possui propriedades anti-inflamatórias. Ela contribui para combater a anemia e o envelhecimento. Seu consumo pode ser in natura ou ainda utilizada no preparo de sobremesas ou sucos.


6. Araticum (Annona coriacea)


Araticum
O Araticum é uma fruta típica do Cerrado brasileiro. Ela possui ferro, potássio, cálcio, vitaminas C, A, B1 e B2 e tem peso médio de 2 kg. O araticum ainda possui antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças degenerativas. Apresenta aroma forte, polpa doce e amarelada, sendo consumida in natura ou em forma de doces, sucos, iogurte, geleias e sorvetes.


7. Bacaba (Oenocarpus bacaba)


Bacaba
Nativa da Amazônia, a partir desta fruta prepara-se o vinho que pode ser consumido com farinha de mandioca e açúcar. O óleo de bacaba é também muito utilizado na pele, especialmente por agir de forma nutritiva e revitalizante. É uma fruta rica em proteínas e carboidratos, sendo recomendada para atletas.

8. Banana (Musa sp.)


Banana
Rica em minerais e vitaminas que auxiliam no sistema imunológico, a banana podem ser consumida fresca, cozida, frita, assada ou desidratada. Importante lembrar que existe uma grande variedade de bananas no mundo, no Brasil as mais conhecidas são: nanica, ouro, maçã, prata e da terra.


9. Biribá (Rollinia mucosa)


Biribá
Típica da Amazônia, o biribá é uma fruta de sabor suave e adocicado, sendo muito consumida em estado natural. Também é utilizada para preparação de sucos e sorvetes. O consumo do biribá auxilia no funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. É rica em vitamina C e potássio, além de apresentar proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais.


10. Cacau (Theobroma cacao)


Cacau
De origem brasileira, da região Amazônica, o cacau é a matéria-prima do chocolate. Essa fruta é rica em fibras e minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Também pode ser consumida como suco.


11. Cajá (Spondias mombin)


Cajá
O cajá é uma fruta rica em sais minerais. Com um sabor agridoce e uma polpa suculenta, ela auxilia no cansaço mental, estresse, insônia e inflamações na garganta. É rica em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, em vitaminas C e minerais que fortalecem os ossos.


12. Caqui (Diospyros kaki)

Caqui
Originário da China, o caqui possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas. Essa fruta tem a aparência muito semelhante a de um tomate. Pode ser consumida in natura, ou ainda em preparos de sobremesas, geleias e sorvete.


13. Carambola (Averrhoa carambola)



Carambola
Originária do Sudeste da Ásia, a carambola contém vitaminas A, B e C. Ela auxilia o sistema imunológico na defesa do organismo e ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue. Apresenta sabor agridoce, podendo ser utilizada em preparos doces e na composição de saladas.


14. Cereja (Prunus avium)


Cereja
Originária da Ásia, a cereja é uma fruta rica em vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas. Ela contribui para a redução do reumatismo, gota, artrite e dores musculares. Seu consumo pode ser in natura ou no preparo de compostas.


15. Cidra (Citrus medica)


Cidra
A cidra assemelha-se a um limão gigante sem forma regular e pode pesar até 5 kg. Possui as vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de ferro, fósforo e cálcio. É uma fruta que contém grande concentração de ácido cítrico. É muito utilizada para compotas doces.


16. Coco (Cocos nucifera L.)


Coco verde e coco seco
O coco é uma fruta rica em gorduras boas, sais minerais e fibras. Sua polpa é branca e o interior com água. Ele pode ser consumido quando verde ou maduro. O coco possui duas partes comestíveis, o fruto e a água. Quando o coco está verde sua polpa apresenta consistência mole, sendo consumido de colher. Já quando está maduro (seco) é possível consumir em pedaços ou utilizar para extração de leite e óleo.


17. Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)


Cupuaçu
Típica da Amazônia, seu uso mais comum é em forma de cremes, sorvetes e sucos. De suas sementes é possível a fabricação de chocolate e doces. O consumo do cupuaçu é indicado como fonte de energia. Possui ácidos graxos que auxiliam na diminuição do colesterol, além de vitamina A e C, vitaminas B1, B2 e B3, fibras e sais minerais como cálcio, fósforo e selênio.


18. Figo (Ficus carica L.)

Figo roxo
O figo é uma fruta que possui alto índice de açúcar, potássio, cálcio e fósforo. Rico em fibras, ele auxilia na redução do colesterol sanguíneo. Também combate as infecções respiratórias e inflamações devido às suas propriedades. Geralmente é consumido fresco ou em compotas e geleias.


19. Framboesa (Rubus idaeus)


Framboesa
Originária da Europa e parte da Ásia, a framboesa é fonte de vitaminas, cálcio, fósforo e ferro. Essa fruta atua contra o envelhecimento celular e previne algumas doenças. Pode ser consumida in natura, na forma de chá e sucos.

20. Goiaba (Psidium guayava)


Goiaba vermelha
Nativa da América Central, a goiaba é uma fruta bastante cultivada e apreciada no Brasil. Rica em vitamina C, ela possui vitaminas A, E e quase todas do complexo B, além de minerais, em menor quantidade. A goiaba é muito utilizada na fabricação de doces, sendo que a mais conhecida é a goiabada.

21. Groselha (Ribes rubrum)

Groselha
Originária da Europa e Ásia, a groselha é rica em vitamina C e potássio. Possui também cálcio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio e proteínas. A fruta atua na prevenção contra o câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas. A groselha é utilizada para fazer sucos.



Início das coisas



22. Ingá (Inga edulis)

Ingá
Originária da Amazônia, a polpa da fruta envolve a semente, sendo consumida em estado natural. O ingá apresenta uma polpa branca e adocicada e é rica em sais minerais. Pode ser utilizado ainda como chá para cicatrizante e como xarope no tratamento de bronquite


23. Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)


Jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta com casca cor roxa escura ou preta e interior branco. Com uma polpa suculenta, ela é rica em vitaminas do complexo B. A utilização da casca da jabuticaba é muito comum em chás, que auxiliam na redução e combate de inflamações e envelhecimento da pele. Pode ser consumida in natura, sorvete, geleias e licores.


24. Jaca (Artocarpus heterophyllus)


Jacá
Nativa da Ásia, a jaca possui cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. Essa fruta pode pesar até 15 kg. Seu consumo auxilia no combate a pressão alta e prevenção de doenças cardiovasculares. A alta quantidade de fibras favorece a digestão e contribui com transtornos digestivos.


25. Jambo (Syzygium jambos)


Jambo
Originário da Ásia, o jambo possui ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2. Possui baixo valor calórico e fortalece o sistema imunológico. Com um gosto refrescante, ele é consumido de forma natural.

26. Jenipapo (Genipa americana L.)

Jenipapo
O jenipapo é uma fruta que tem alta concentração de ferro e cálcio. Apresenta suco de cor forte, que era utilizada pelos índios para pintar o corpo. Possui polpa suculenta, de aroma forte e sabor ácido e doce. A fruta é indicada para inflamações intestinais, anemia e asma.

27. Kiwi (Actinidia deliciosa)


Kiwi
O kiwi é uma fruta rica em fibras e vitaminas. Considerado um alimento importante contra o câncer e proteção do DNA, a sua casca também pode ser consumida.


Continua 






Comentários

Anônimo disse…
Frutas tudo de bom!

Pode se interessar também por...

Teste Grátis a internet ilimitada Chip Pré Pago Até 7 Dias

Novo 2021 Dados Patrocinados vivo chip pré pago use sem crédito internet ilimitada!

Fofuras sem fim

Limpar histórico Navegador

Limpe a memória RAM

Agradecimento de coração

Teste grátis Internet ilimitada

Como funciona internet 🇧🇷 ilimitada